Sabe o que são esses Check List cirúrgico ?
Sabe a sequência que deve ser feita ?
Se liga ai então que vou explicar para vocês Em 2009, a OMS elaborou um modelo de checklist para ser usado em cirurgias, após lançar um desafio global para reduzir riscos cirúrgicos e coletar a experiência de um painel internacional de especialistas.
O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: Entrada (time in), que é antes da indução anestésica.
A Pausa (antes da incisão).
Saída (time out), que é antes de o paciente deixar o centro cirúrgico.
Seus elementos podem ser adequados às necessidades e realidade de cada instituição. A OMS recomenda que o check list não seja muito extenso, o que torna mais difícil sua realização e que perguntas não sejam eliminadas (se há dificuldade em passar por algum dos critérios, é recomendável investigar o porquê e resolvê-lo).
Na primeira etapa, da entrada (time in), o objetivo é confirmar a identidade do paciente e as informações necessárias para a realização do procedimento correto no sítio cirúrgico correto, além de revisar particularidades do paciente, como alergias, dificuldades respiratórias, risco de aspiração e de perdas sanguíneas significativas.
Inclui-se uma verificação dos equipamentos e das providências planejadas para casos de emergências.
Na segunda etapa, (a PAUSA), mais uma vez se confirma as informações básicas do paciente e do procedimento e é a vez de conferir se a esterilização foi feita, assim como a realização da antibioticoterapia profilática e se os exames essenciais do pacientes estão disponíveis para consulta.
Na terceira e última etapa (time out), antes da saída do paciente do centro cirúrgico, é a hora de confirmar a contagem de agulhas, instrumentos e compressas cirúrgicas confere com a inicial, revisar os cuidados que o paciente precisará no pós-operatório e relatar problemas com equipamentos que precisem ser revisados. Curtiram o conteúdo ? Curte, comenta e compartilha, é muito importante !!!!!
Comentarios