top of page
Buscar

História da Instrumentação Cirúrgica

Foto do escritor: Bruno DuarteBruno Duarte

Atualizado: 8 de jun. de 2021

Aposto que você já ouviu falar que a Instrumentação surgiu em 1954 na França certo ? Mas sabia que foi MUITO antes disso ?





Vamos lá...... Como eu sei que a Instrumentação Cirúrgica NÃO começou na França em 1954 ? A resposta é simples, estudando, buscando em livros antigos de medicina e de história (e não na internet), nós temos muitos livros contando a nossa trajetória até hoje, que garanto a vocês, pouquíssimos instrumentadores/escolas de instrumentação ou até mesmo menos de 1% realmente saiba de onde veio a nossa profissão.


Bom, a história começa assim......

Construído há mais de dois mil anos, o templo de Kom Ombo é considerado único porque a sua estrutura significava que havia tribunais, salões, santuários e quartos duplicados para dois deuses da mitologia egípcia. O templo duplo é dedicado a duas divindades, o deus crocodilo Sobek, conhecido como deus da fertilidade e criador do mundo e o deus falcão Hórus. Kom Ombo está situado no topo de um penhasco pitoresco ao longo do Rio Nilo e, embora não haja mais crocodilos região, a reverência ainda está registrada nas paredes do templo e no museu do crocodilo. Kom Ombo também remonta à dinastia ptolomaica e só foi concluído na era greco romana, e nesse templo foram encontrados painéis com instrumentos cirúrgicos bem avançados para a época como vocês podem observar na foto.

Já agora na Idade Média, a primeira organização de barbeiros surgiu em 1096 na França, quando o arcebispo da época proibiu o uso da barba. Assim surgiu o barbeiro cirurgião e o barbeiro dentista, que se espalharam por toda Europa, e esses barbeiros tinham como seus auxiliares outros barbeiros para cuidar do instrumental cirúrgico.

Barbeiro-cirurgião era uma das profissões mais comuns na área médica durante a Idade Média, que eram geralmente incumbidos do tratamento de soldados durante ou após batalhas.

Nesta época, cirurgias em geral não eram realizadas por médicos, mas por barbeiros, que também faziam pequenas cirurgias nos ferimentos dos camponeses e sangrias. Para amenizar a dor, os cirurgiões improvisados forneciam bebidas alcoólicas ao paciente, e o pós-operatório também não era muito tranquilo, até o século 16, as feridas eram tratadas com óleo quente, e o médico francês Ambroise Paré foi o primeiro a substituir o método ao utilizar uma mistura de gema de ovo, mel e resina para ajudar a cicatrização. Em 1842, o médico norte-americano Crawford Long realizou a primeira cirurgia com anestesia, utilizando vapores de éter para que o paciente não sentisse dor durante a extração de um tumor no pescoço.

Após isso, ai sim em 1954 surge a Escola de Técnicos em instrumental cirúrgico, em Nice na França, pois os cirurgiões perceberam que com uma pessoa especializada nos instrumentais, ele conseguiriam ter uma maior eficácia na cirurgia. E ai então no Século XX, foi o período de grande crescimento nas cirurgias e consequentemente de crescimento do reconhecimento e papel do instrumentador cirúrgico, e junto com esse crescimento, tornaram-se necessários profissionais mais qualificados e é assim até os dias de hoje. Portanto a História da Instrumentação Cirúrgica começa a mais de 2.000 anos atrás, passando pela idade média e ai em 1954 na França foram criadas as escolas de instrumentação cirúrgica, tendo se aprimorado até hoje com as novas técnicas do mercado.


1.690 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page